A internet é o meio pelo qual podemos nos comunicar, nos informar, assistir a vídeos, pesquisar por imagens e postar nossas opiniões. Essa tecnologia veio com tudo para facilitar a vida de todos nos mais variados aspectos.
Mesmo que já seja um meio tão acessível, a internet também pode trazer algumas dificuldades como, por exemplo, os termos mais técnicos. É tanta informação que a gente nem sabe por onde começar.
Por isso, nós te perguntamos: você sabe a diferença entre banda larga e link dedicado? Não? Então deixa com a gente!
Como funciona a banda larga
A internet por banda larga é a mais comum dentro das residências, tendo como principal diferencial a infraestrutura compartilhada entre vários clientes de uma mesma operadora onde ela se mostra disponível. Sendo assim, é uma conexão que não oferece grande estabilidade, podendo oscilar a qualquer momento dependendo de quantas pessoas a estejam utilizando.
Uma de suas principais diferenças é a velocidade de download e upload, entregando maior conexão para downloads, recebendo mais dados do que entregando, o que pode ser um problema para quem precisa enviar arquivos com maior velocidade.
Seu acesso é ilimitado e independe de uma rede telefônica para funcionar.
Link dedicado
O link dedicado está mais voltado para o corporativismo, pelo qual um link é utilizado pelo assinante para proporcionar uma transmissão de dados. Sua garantia é maior e oferece segurança de conectividade, podendo ser utilizada somente pelo usuário conectado, ou seja, disponibiliza um caminho livre para a internet.
A oscilação é muito menor, visto que o usuário é individual e não precisa dividir sua rede com terceiros. Além disso, as bandas de download e upload são equilibradas, transferindo a mesma quantidade de informações em uma única velocidade.
O link dedicado também disponibiliza IP fixo, o que permitirá que a empresa crie servidores internos e serviços com criptografia. Indo além, também é possível utilizar o telefone com o IP por meio do VOIP.
Afinal, qual é a diferença?
São muitas informações para serem processadas de uma única vez e, diferentemente dos computadores, o nosso cérebro não é tão rápido. Sendo assim, vamos apontar quais são as principais diferenças entre o link dedicado e a banda larga.
- Banda larga: residencial (mais recomendado).
- Link dedicado: corporativo (mais recomendado).
- Banda larga: entrega cerca de 40% da velocidade contratada.
- Link Dedicado: entrega 100% da velocidade contratada.
- Banda larga: rede compartilhada.
- Link Dedicado: rede individual.
- Banda larga: velocidade de download e upload divergentes.
- Link dedicado: velocidade de download e upload em equilíbrio.
Qual escolher?
Essa é uma resposta que vai depender muito da sua necessidade ou vontade. De acordo com as características da sua operação ou do uso que irá fazer da internet é preciso avaliar as características de cada uma e optar por aquela que atenda melhor às suas necessidades.
Caso você deseje um uso pessoal com um desempenho relativamente bom, a banda larga é uma boa opção. Mas caso a internet seja aplicada para a sua empresa, o link dedicado é a melhor escolha.